Sociedade Cultural ABC
Tanabata Matsuri
Conhecida como Festival das Estrelas, é uma festa celebrada no Japão a mais de um milênio e no Brasil cerca de 30 anos. A maior e a mais popular festividade tradicional japonesa aqui no Brasil, relata a lenda de uma certa princesa "Orihime" e seu amado o pastor "Kengyu", podendo o casal encontrar uma vez por ano, no 7º dia do 7º mês. Assim surge a lenda e estória que neste dia (dia do Tanabata) as pessoas fazem pedidos e desejos no Tanzaku (papeletas coloridas cada cor com o seu significado), que depois de preenchidas, são penduradas no "Sasa Dake" ( ramos de bambus enfeitados) .
Orihime, era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi (o pastor Kengyu), e por ele se apaixonou fulminantemente à primeira vista. O pai consentiu o casamento dos dois jovens, porém casados e dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de suas obrigações e de tarefas do dia-dia.
Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Entretanto, o senhor Celestial (o pai da princesa Orihime), permitiu que o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse a ordem do pai que era atender aos pedidos vindos da Terra.
Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.
Tanzaku
No dia do Tanabata Matsuri, as pessoas costumam escrever seus desejos, fazer pedidos nessas papeletas coloridas "pequenos papéis chamados Tanzaku" e são pendurados no Sasa-Dake ( ramos de bambus enfeitados).
Seguindo a crença, os pedidos feitos aos deuses do fundo do coração, serão realizados como forma de gratidão á dádiva recebida.
Significado das cores:
Cada cor de acordo com aquilo que deseja ser alcançado.
Amarelo para quem quer dinheiro
Azul para ter saúde, proteção dos céus
Branco para conseguir a paz
Rosa para conseguir o amor
Verde para a esperança
Vermelho para a paixão.
Tanabata na Rua Santo André
A Rua Santo André, onde está estabelecida a sede da Sociedade Cultural ABC, no decorrer do mês de julho, presta homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simbolizam as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam as cometas cruzando o céu no 7º dia do sétimo mês do ano. O grande trabalho e dedicação dos organizadores do evento tornam a Rua Santo André um visual muito agradável lembrando o Japão, no Brasil.
Pesquisa e comentários efetuados por Francisco Uemura Julho/2.008
Tanabata Song