Sociedade Cultural ABC
Karaokê
Foi inventado por Daisuke Inoue que em 1971 montou e alugou os 11 primeiros aparelhos para bares na cidade de Kobe. Em 2004, por sua "invenção", Inoue recebeu o prêmio IgNobel da Paz.
Karaokê: Kara, que vem de Karappo "vazia" e Oke que vem da palavra Okesutora "orquestra". É um "hobby" de origem japonesa, onde as pessoas cantam versões instrumentais de músicas digital no formato MID. Além das inovações tecnológicas como o vídeo-laser, CD e entre outras, existe também o Karaokê-Player que invadiu os lares japoneses e é um dos entretenimento mais populares.
A colônia nipo-brasileira associa a palavra Karaokê a outra palavra: concursos. Concursos estes que acontecem o ano todo, participam cantores amadores, divididos em diferentes categorias, por nível técnico e idade.Os maiores concursos são "Paulistão de Karaokê" que acontece em Fevereiro e "Concurso Brasileiro de Canção Japonesa - Brasileirão" em Julho.
A Sociedade Cultural, através de seu Departamento de Karaokê, possui excelente espaço dedicado para a prática do Karaokê. Sala para ensaios, aparelhagem de som apropriada e professores para aula de canto. Profº Claudio Tsutiya e Profº Paulo Murozaki são os responsáveis pela preparação de cantores de Karaokê. Para informações complementares contatar Sra. Sara pelo telefone: 4436-7685.
Conheça detalhes das Associações, regras,resultados de competições e cronogramas dos Karaokês acessando o site da UPK (União Paulista de Karaokê)
Apresentação do cantor Francisco Inoue no Festival Tanabata Matsuri da Sociedade Cultural ABC.