Sociedade Cultural ABC
A Entidade
Missão
Cultivar a mais ampla cordialidade entre os sócios, promover as atividades culturais, beneficentes, físicas, educacionais e o intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.
Histórico
Em 1946 com o único propósito de resgatar o orgulho japonês e superar os traumas causados pela II Guerra, reuniram-se sob a liderança de Massugoro Maeda, Jukiti Okuno e Miyata, cerca de 50 famílias nikkeis da região e fundaram a Associação Santo André dos Amantes do Japão. De imediato, fundaram a escola de língua japonesa, promoveram undokai, campeonato de judô e bazar de artesanatos. Esta associação durou 8 anos.
Em 8 de abril de 1953, no 400º aniversário de Santo André, com a presença de cerca de 850 famílias de imigrantes de várias entidades nikkeis se cotizaram e presentearam a cidade, com um monumento feito em pedra, com um relógio no topo. A comunidade já organizavam vários eventos como campeonatos de Kendô, Beisebol, apresentações em teatro municipal,etc... As autoridades locais constataram a força da comunidade e seus esforços em prol da cidade e passaram a apoiar as iniciativas dos nikkeis, nos eventos. Esse reconhecimento estimulou as diferentes entidades nikkeis a se agregarem em uma única entidade.
Em 1º de maio de 1954 foi então fundada oficialmente a Sociedade Cultural ABC – O Bunka de Santo André” . Inicialmente, constavam de seu estatuto os departamentos de esporte (judô, kendô e beisebol) e cultural ( ikebana, artesanato e palestras educacionais). Em 28 de outubro de 1954, nas dependências da Escola Industrial Julio de Mesquita, com a presença do cônsul geral japonês Tiba e de todos os seus associados, que totalizavam 186 pessoas, formou se a primeira diretoria, tendo como presidente Yuao Motomura.
Após várias gestões, o bunka enfrentava um problema a cada reunião ou evento: alugar um local para abrigar diretoria e associados, tornando quase impossível a reunião e a integração da comunidade. Só a partir de uma reunião em 16 de outubro de 1960, quando decidiu-se pela fusão do Bunka com a então Associação de Japoneses, viabilizou a construção de sede própria.
Em mais de 50 anos de história, o “Bunka” mostra-se uma entidade comprometida com seus objetivos estatutários, para o fortalecimento da comunidade japonesa e a sua integração e participação na sociedade brasileira, sempre atenta a suas necessidades e mudanças.